quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Manual básico para cuidar de cabelos curtos

Até abril desse ano eu mudava mais de estilo de cabelo do que de sapato. Sério, em questão de 1 ano e pouquinho tive cabelo na metade das costas que diminuiu até o ombro e ganhou mechas super discretas, depois encurtou mais um pouco, ficou na altura do queixo e virou vermelho. Mais para o final do ano, o vermelho se intensificou, tornando-se "vermelho lata de coca-cola" e em fevereiro desse ano, quando finalmente me convenci que vermelho exige muita paciência e desbota muito rápido (em uma semana, meu cabelo estava quase loiro e não, dessa vez não é exagero), pintei de preto e percebi que nem com reza braba tinta pega nas minhas melenas.

Sim, até mesmo a tinta preta desbotou. Revoltada, em abril resolvi cortar o cabelo e deixar ele crescer naturalmente, mantendo o corte até me livrar das mechas indesejadas que passei a ter nos locais em que o preto desbotou mais. E não me arrependo. 

Entre Fev/11 e Abr/12 (desculpa pela última foto e pela modelo mas foi tirada com o celular.)

Acho o corte bonito, delicado e é bastante prático: seca em 10 minutos (com secador é em 5), o frasco de shampoo dura horrores e com a aplicação de uma cerinha ele fica lindão. O único problema é que acordo parecendo um hibrido do Edward Mãos de Tesoura com o Pica-Pau. Isso quando não tenho um "bad hair day".

Mesmo com toda praticidade, o cabelo curto também exige alguns cuidados especiais:

Corte: o ideal é que seja refeito a cada 30 dias. Exagero, certo? Infelizmente não, a perda do corte é mais aparente em cabelos curtos do que nos compridos. Triste eu sei, mas nada é perfeito nessa vida.

Tintura: agora, meu cabelo está na cor natural, mas como manual básico incompleto não tem graça, pesquisei sobre a manutenção de cabelos tingidos: a raiz tem que ser retocada a cada 20 dias pois, assim como o corte se perde mais facilmente, a raiz também se torna aparente com maior rapidez.

Lavagem: pode ser só impressão mas depois que cortei o cabelo a olesidade dele se tornou mais aparente. Como meu cabelo sempre foi oleoso, mesmo quando ele era comprido eu o lavava diariamente, porém algumas de vocês que tenham cabelo seco podem estranhar um pouco a rapidez com que ele parece estar sujo.

Condicionador: como falei antes, a oleosidade do cabelo se torna mais aparente, então condicionador só se teu cabelo for bombril style mas sem as 1001 utilidades ou da Bed Head que não é grande coisa, caso contrário, sugiro a substituição por uma máscara de hidratação a ser usada com EXTREMA moderação uma ou duas vezes por semana.

Consulte um cabeleireiro antes de cortar: a textura do cabelo não é tããããão importante na hora de cortar, mas o formato do rosto SIM. Então, antes de tosquiar a cabeça passar a tesoura nas mechas, usa o serviço do tio Google, pega umas referências do corte que você quer e pergunta pro cabeleireiro, caso contrário o estrago vai permanecer contigo por algum tempo. Afinal, cabelo cresce, mas pode demorar um bom tempo para isso acontecer.

Se você não se importa em tomar esses cuidados básico e teu cabeleireiro aprovou a mudança, meu último conselho é te joga e aproveita esse calorzinho fora de época que tem feito pra realizar a mudança, afinal cabelo curto em dias quentes tem muito valor.

Beijo!





Nenhum comentário: