quinta-feira, 12 de julho de 2012

Na Nutri - O início


Talvez esse não seja um primeiro post convencional, mas preciso de motivação para fazer determinadas coisas. Uma BOA fonte de motivação, diga-se de passagem. Caso contrário, largo de mão, afinal, disciplina nunca foi meu forte e reeducação alimentar exige disciplina.

Esse blog não é voltado para dieta e emagrecimento, assim como não é um diário. Adoro escrever e essa foi a forma que encontrei de pesquisar e me informar a respeito de coisas que me interessam como moda, maquiagem, gastronomia, literatura e... reeducação alimentar.

Admito que não é um interesse muito comum em mulheres de 26 anos pelo menos não conheço nenhuma que o compartilhe comigo dentro do peso, certo?  Pois é, agradeçam mamãe que, desde que eu me entendo por gente, incutiu sem muito sucesso minha cabeça dura que é preciso procurar qualidade de vida em tudo, incluindo alimentação, já que isso leva a um envelhecimento saudável. Considerando que aos 59 minha mãe parece ter entre 50 e 53 anos, resolvi melhorar minha alimentação. O fato de terem me apavorado dizendo que depois dos 30 tudo o que eu comi de errado ao longo da vida vai começar a trazer todas as consequências possíveis e imagináveis não teve nada a ver com isso. Nadinha.

Assim, pensando no futuro e tentando remediar o passado horrivelmente gorduroso e calórico, resolvi procurar uma nutricionista, a Julia, já que sou realista o suficiente para saber que por conta própria não ia rolar.

Como já disse antes, minha meta principal é fazer uma reeducação alimentar, não emagrecer apesar de ser essa uma das consequências do processo. Baseando-se nisso e considerando que sou muito chata para comida e viciada em chocolate, carboidrato e fritura (ou seja, tudo o que engorda e faz mal), ao invés de me passar um cardápio restritivo logo de cara, a Julia acrescentou algumas “tarefas” alimentares:


  • Tomar 5 copos de água por dia;
  • Comer 2 frutas por dia: uma por volta das 10h e outra por volta das 15h;
  • Priorizar arroz, massa e pão integrais (o que tem sido muito, muito, MUITO difícil de fazer);
  • Tomar uma colher de sopa de linhaça dourada 3X por semana;
  • Comer um lanchinho de até 120 calorias e com até 4% de gordura dsaturada por volta das 18h.


  • Admito que no fim de semana não fiz nada disso, mas durante a semana (hoje fecha uma semana de dieta) tenho me esforçado bastante. Como ADORO tomar nescau com leite (sim, a ordem é exatamente essa: muito nescau misturado com leite) antes de dormir, tenho mantido o pote de linhaça na frente da lata de nescau para me lembrar de também misturar no leite.

    As frutas e o lanchinho preciso me monitorar se não sou capaz de esquecer pois ainda não são um hábito, mas com o passar dos dias até que anda ficando mais fácil lembrar de comer. O copo de água tem sido o mais fácil de fazer já que só precisei acrescentar um aos 4 copos diários que tomava.

    Já que emagrecer é uma consequência da reeducação e não minha meta, estabeleci junto com a Julia que vou atingir 50 Kg (meu peso atual é 53,3kg) e a principio só preciso dar o ar da minha graça no consultório dela a cada 15 dias, o que torna essa coluna quinzenal.

    Desse assunto era isso por agora, me digam o que acharam, se já tentaram alguma dieta e mandem sugestões. Beijo!

    Nenhum comentário: